7 razões para participar de um clube do livro
- Bia Isaac
- 7 de jan.
- 3 min de leitura

Se você é um leitor ávido ou até alguém que gostaria de ler mais durante o ano, participar de um clube do livro pode ser uma ótima iniciativa. Além de descolar uma nova história interessante para colocar na sua estante — até rimou —, o clube do livro é uma oportunidade de se conhecer, criar conexões, trabalhar a comunicação e apreciar ainda mais os universos apaixonantes que são os livros. Mesmo que você só esteja buscando gêneros diferentes ou apenas queira inserir algo novo na sua rotina, aqui vão 7 razões para você realmente ir atrás de um clube do livro para você chamar de seu — ou até criar o seu próprio, vai saber.
Expandir seus horizontes
Com um clube do livro você pode aumentar seu repertório, conhecendo novas autoras(es), novos títulos e novos gêneros literários. Você se sente motivado a sair da sua zona de conforto, experimentando uma leitura que nunca pensou em conhecer antes.
Conhecer novas pessoas
Um clube, de maneira geral, cria um senso de comunidade, juntando pessoas que possuem um gosto em comum. É uma maneira de fazer novas amizades e até, quem sabe, se reconectar com antigas. Pensando no lado profissional, é uma ótima maneira de fazer networking, conhecendo o trabalho e o talento de outras pessoas.
(Quem sabe buscando uma leitura diferente, você também encontra indicações de um restaurante diferente, de rolês alternativos, ou até de um médico que você estava precisando.)
Ampliar sua experiência para além do livro
Sabe quando você fica tão envolvida(o) com a história e com os personagens, que terminar o livro traz uma tristeza imensa, com um grande sentimento de saudade? As conversas durante os encontros podem trazer esse mundo de volta, te fazendo mergulhar mais uma vez na narrativa do livro, e até percebendo coisas que você não tinha notado antes. É como visitar um amigo muito antigo ou rever as fotos de uma viagem inesquecível!
Trabalhar o pensamento crítico
Quando você lê um livro com a intenção de debater depois, você é incentivada(o) a visualizar a história de uma forma mais analítica. O clube do livro estimula a questionar os acontecimentos, a postura dos personagens e até o significado mais profundo da história.
Cultivar um hobby
Um hobby é uma atividade prazerosa, praticada por livre e espontânea vontade. A longo prazo, é algo que tem um impacto positivo na mente e se torna uma fonte de alegria para as nossas vidas. Participar de um clube do livro é tirar um tempo para falar de algo que te faz feliz, socializar e sair um pouco da rotina. Também pode ser um meio para outros fins, como criar um caderno de leitura, se inspirar a escrever ou até ouvir podcasts sobre livros.
Praticar o hábito da leitura
Saber que eventualmente você vai falar sobre o livro que você está lendo com alguém, é um incentivo para realmente terminá-lo sem criar desculpas — mas não tem problema se você não curtiu a leitura e quer abandonar a história, tá?
Além disso, é um compromisso que você cria consigo mesma(o) e com as outras pessoas, te estimulando a inserir o hábito da leitura no seu dia a dia.
(Lembrando que não dá pra você criar um hábito de um dia para o outro, é necessário constância e disciplina.)
Crescimento pessoal
Participar de um clube do livro expande seus horizontes. Não só a leitura em si — que já é extremamente positiva —, mas se reunir para conversar sobre, traz novas perspectivas e faz você descobrir novas coisas sobre si mesmo. Ao criar coragem de compartilhar suas ideias e pensamentos com outras pessoas, você trabalha sua empatia, sua comunicação e até melhora a sua autoestima. É um ambiente seguro e propício para evoluir, amadurecer e aprimorar suas diversas habilidades.




Comentários