Resenha do livro Alerta de spoiler
- Bia Isaac
- 26 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de abr.
"Depois de uma vida lutando contra si mesma, April havia aprendido a amar o próprio corpo. Por inteiro. Do cabelo ruivo aos dedos dos pés gorduchos e sardentos."

Editora: Intrínseca
Autora: Olivia Dade
Sinopse: Marcus Caster-Rupp tem um segredo. Para a mídia, ele é um ator sem graça que só se preocupa com a própria aparência. Para o público de Deuses dos Portões, ele é Eneias, um dos protagonistas da maior série de TV do momento. Na internet, contudo, sua personalidade é bem diferente: por meio de histórias anônimas sobre seu casal favorito do programa ― Eneias e Lavínia ―, Marcus expõe suas frustrações com a série. O problema é: se alguém descobrir o que ele anda postando, a carreira dele será arruinada.
April Whittier também tem algo a esconder. Fã incondicional de Lavínia, ela está cansada de separar seu amor por fanfictions e cosplays de sua “vida real”. Quando por fim toma coragem para publicar uma foto da última fantasia que criou, o fato de April não se encaixar no padrão de beleza da sociedade faz com que a imagem acabe atraindo atenção indesejada. Mas o que ela não esperava era que, após ver os comentários maldosos na internet, Marcus saísse em sua defesa e a convidasse para sair.
Durante o encontro, Marcus logo percebe que April é exatamente o tipo de pessoa com quem ele gostaria de se relacionar, uma mulher linda, confiante e inteligente. Mas assim que descobre que ela é a Tiete Da Lavínia, sua amiga virtual mais próxima, ele se dá conta de que precisará tomar ainda mais cuidado para não expor sua persona on-line.
Será que os dois conseguirão parar de se esconder de uma vez por todas, ou esse casal tão shippado terá que acabar muito antes do que o fandom gostaria?
Alerta de Spoiler é um livro perfeito para aqueles que são fãs de carteirinha de séries de ficção e amam participar de convenções, ler Fanfics, e que dão o sangue para realizar cosplays incríveis.
O livro conta a história de Marcus Caster-Rupp, um ator famoso de uma série de televisão chamada Deuses dos Portões, que possui duas facetas: a de ator sem graça que só se preocupa com a própria aparência, e a de escritor de Fanfics, onde expõe suas frustrações com a série. O problema é que ninguém pode saber disso, pois pode arruinar a sua carreira inteira. Um dia ele defende April Whittier na internet, uma fã incondicional da série, que depois de postar uma foto vestida em um cosplay de criação própria, é atacada por haters por não ser uma mulher com um corpo dentro dos padrões de beleza.
Os dois saem em um date inicialmente de fachada, mas que acaba virando um romance intenso. Marcus percebe que April é exatamente o tipo de pessoa que ele sempre quis se relacionar, mas assim que descobre que ela é sua amiga virtual da plataforma de Fanfics, ele tem que tomar cuidado para não expor sua persona online.
Gostei muito do livro, mas admito que fiquei um pouco confusa com a história da série. Existem muitos trechos com as Fanfics escritas pelos dois protagonistas, mas como não entendi muito bem o contexto, eu pulava e ia direto para a parte principal da história.
Agora, a parte mais importante para mim foi a relação da protagonista com o próprio corpo. Eu amo ler livros com personagens mulheres fora do padrão, pois me sinto mais representada. A mensagem que passa é muito forte: será que alguém pode me amar mesmo eu não sendo magra? Acho que muitas pessoas podem se identificar com a luta de April para ser vista como a mulher incrível que é como um todo, e não só com o número que aparece quando ela sobe na balança. Além disso, a relação dos dois protagonistas com os pais foi bem impactante, já que nos mostra o quão importante é nos desvencilhar de relações familiares tóxicas e impor o limite e respeito que merecemos.

Comentários