Resenha do livro O Dilema da Noiva
- Bia Isaac
- 2 de abr. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2025
"Coisas bonitas não devem ser colocadas em caixinhas. Elas acabam perdendo o brilho."

Autora: Elena Armas
Editora: Editora Arqueiro
Sinopse: Será que na quinta vez a sorte vem?
Josie Moore já abriu o coração para o amor várias vezes. Mais exatamente quatro, se contarmos todos os noivados fracassados. Cinco se incluirmos seu pai, um homem famoso e influente que Josie só conheceu há pouco tempo.
Quando o pai decide divulgar a existência de Josie, até então mantida em segredo, a atenção da imprensa se volta para ela. Mas não de uma forma positiva. A mídia faz questão de relacionar o histórico amoroso da moça à falta de uma figura paterna. E Josie, com sua mania de querer agradar, sente que precisa resolver a situação.
O acaso faz com que a solução apareça na sua porta no exato momento em que ela está encurralada pela relações-públicas do seu pai. Matthew Flanagan acabou de ser demitido e resolveu visitar a melhor amiga, irmã de Josie, em Green Oak, na Carolina do Norte. Depois de se perder numa tempestade, Matthew acaba indo parar por engano na casa de Josie, que estranhamente o recebe com um sonoro “Oi, amor!” e age como se ele fosse seu noivo.
A partir daí, os dois se veem envolvidos em um noivado de mentira, com Matthew representando muito bem o papel enquanto ele e Josie são sugados para o centro de um turbilhão midiático.
Com o dia do casamento chegando, porém, os limites e regras começam a ficar mais confusos e toda a cidadezinha de Green Oak passa a acreditar que o quinto noivado é para valer... inclusive os noivos.
O dilema da noiva, de Elena Armas, conta a história de Josie, filha recém-descoberta de um famoso empresário de futebol. Quando sua existência é divulgada, a atenção da imprensa se volta para ela. Sua vida é publicada em jornais e podcasts, tornando-a um grande alvo de fofocas, sendo o foco exclusivamente seus relacionamentos passados, já que teve quatro noivados fracassados nos últimos anos.
Ao ser encurralada pelas Relações Públicas de seu pai, a resposta para os problemas de Josie aparece como mágica em sua porta no formato de um homem. Matthew acabou de chegar na cidade para visitar sua melhor amiga e ao se perder durante uma tempestade, encontra sem querer a casa de Josie. Sem saber o que fazer, ela inventa um noivado de mentira com ele para tentar apaziguar a situação com a mídia. Os dois conseguem representar bem os papéis de apaixonados, mas com a data do casamento chegando, os limites e regras começam a ficar confusos para todos.
O livro se passa no mesmo universo de Amor em jogo, publicação anterior da autora. Nele, temos Adalyn como protagonista, e são nos últimos capítulos que ela descobre que Josie é sua irmã, nascida de um caso antigo de seu pai. Também conhecemos Matthew, que é apresentado como melhor amigo de Adalyn e se torna presente a partir de mensagens de textos e chamadas de vídeos.
Gosto muito dos livros da Elena Armas, sua narrativa é bem estruturada e seus personagens são sempre cativantes. Foi muito interessante ver o ponto de vista de Josie no meio dessa confusão toda. No primeiro livro ela aparece como uma pessoa muito positiva e animada, mas somente quando temos mais contato com seus pensamentos, percebemos o peso que carrega em seus ombros, tentando agradar a todos. Seu desenvolvimento e suas questões pessoais são muito bem pontuadas e conseguimos enxergá-la como um todo. Por outro lado, achei que Matthew não foi muito desenvolvido e senti a necessidade de entendê-lo um pouco mais.
Dentro do gênero romance, a autora entrega muito bem suas histórias e satisfaz o leitor, deixando nossos corações quentinhos e nos fazendo suspirar com frases bonitas. Aqui, ela também faz uma crítica aos círculos midiáticos voltados para fofocas, além de questionar a posição da mulher nos relacionamentos e como sempre somos nós que somos culpadas, independente da situação.
Para quem gosta de histórias gostosas de ler, que possuem cenas fofíssimas, além daquela pitada picante que amamos, O dilema da noiva é uma ótima pedida.







Comentários