Resenha do livro De Férias com Você
- Bia Isaac
- 29 de abr.
- 3 min de leitura
“Gostaria de poder engarrafar este momento e usá-lo como um perfume. Estaria sempre comigo. Onde quer que eu fosse, ele estaria lá também, então eu sempre me sentiria eu mesma.”

Editora: Verus Editora
Autora: Emily Henry
Sinopse: Dois melhores amigos. Dez viagens de verão. Uma última chance de se apaixonar.
Poppy e Alex. Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos.
Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro — ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal —, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias.
Até dois anos atrás... quando eles estragaram tudo. E, desde então, não se falaram mais.
Poppy tem todas as coisas de que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez — pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo. Milagrosamente, ele concorda.
Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio de sua amizade aparentemente perfeita.
Será que algo mais ainda pode dar errado?
De férias com você conta a história de Poppy e Alex, melhores amigos que possuem a tradição de viajar juntos todo verão. Mas tudo desandou há dois anos atrás quando se desentenderam e pararam de se falar. Agora, mesmo sendo bem estabelecida profissionalmente, Poppy começa a questionar seu estilo de vida e percebe que a última vez que foi genuinamente feliz foi quando viajou com Alex. Por isso, ela o convence a viajarem juntos mais uma vez para tentar consertar o que deu errado com eles.
O livro conta com uma escrita que alterna entre passado e presente, passando pelas viagens mais marcantes da dupla de amigos. Eles vivem todo tipo de aventura, desde roteiros de baixíssimo orçamento aos melhores resorts e hotéis, conquistados a partir de parcerias de publicidade e do cartão de crédito da empresa de Poppy.
Tudo é descrito de forma muito detalhada pela visão da protagonista, o que pode cansar um pouco o leitor e deixar a leitura mais arrastada. Muitas vezes deixei o livro de lado pois os pensamentos constantes de Poppy me deixaram um pouco atordoada. Não cheguei a ler outros livros da autora para saber se é uma característica de sua escrita ou uma personalidade criada para essa personagem específica.
De qualquer forma, essa questão tem um lado positivo, que é uma compreensão mais profunda do casal de personagens. Me identifiquei muito com a crise existencial de Poppy, e acho que é algo que faz parte de muitos jovens adultos começando suas vidas por aí. A diferença de personalidade entre ela e Alex é nítida, mas mesmo assim os dois conseguem fazer as coisas funcionarem, como se um completasse o outro.
No geral, é uma leitura legal - talvez um pouco arrastada demais pro meu gosto - que cumpre o seu papel em entregar um romance fofo, abordando tópicos diferentes sobre a vida com personagens cativantes. Acho que vale a pena dar uma chance.

Comentários