top of page

Resenha do livro Tempestade de Ônix

  • Foto do escritor: Bia Isaac
    Bia Isaac
  • 7 de abr.
  • 3 min de leitura
"Nunca se esqueça de que cavaleiros de dragões foram escolhidos, treinados e até criados serem cruéis. Esperar misericórdia de um cavaleiro é um erro, pois nenhuma será dada."

Um livro com dragões na capa e dragões voando em volta
Você encontra aqui.

Editora: Planeta Minotauro

Autora: Rebecca Yarros

Sinopse: Depois de quase dezoito meses no Instituto Militar Basgiath, Violet Sorrengail sabe que não há mais tempo para lições. Não há mais espaço para incertezas. Porque a guerra começou de verdade, e, com inimigos tão poderosos – tanto de fora das muralhas de Basgiath quanto dentro de suas fileiras –, é impossível saber em quem confiar.

Agora, Violet precisa viajar para além das enfraquecidas defesas de Aretia, a fim de buscar em terras desconhecidas aliados dispostos a lutar ao lado de Navarre. Essa jornada testará os limites de sua inteligência, bem como de sua sorte e de seu poder, mas Violet estará disposta a tudo o que for preciso para salvar o que mais ama: seus dragões, sua família, sua casa e ele .

Mesmo que isso signifique guardar um segredo grande o bastante para destruir tudo.

Eles precisam de um exército. Eles precisam de poder. Eles precisam de magia. E precisam de algo que só Violet pode encontrar: a verdade. Mas uma tempestade está se formando... e nem todos sobreviverão a sua fúria.




Tempestade de Ônix é o terceiro livro da série “O Empyriano”, de Rebecca Yarros. É um lançamento que foi muito aguardado por fãs do mundo inteiro. Acho muito legal quando um universo que nem existe, consegue unir tantas pessoas de culturas diferentes.


Neste livro, ainda estamos em clima de guerra com os Venim. Violet usa sua inteligência, indo atrás de livros e textos antigos que possam ter qualquer tipo de informação útil de como derrotar esses inimigos. Ela também conta com a ajuda e parceria de seus amigos, eles são leais até o fim e se juntam a ela para uma missão de extrema importância, podendo ser a chave para tudo o que procuram. Da mesma forma, seu relacionamento com Xaden, mesmo com os obstáculos enfrentados, continua firme e forte, a questão é que talvez tenha chegado a hora de fazer escolhas importantes, já que existem situações em que só o amor não é suficiente.


Achei muito interessante a época de lançamento desta continuação, principalmente no momento político em que estamos vivendo. É muito curioso que ao mesmo tempo que existam pessoas que acreditem que livros não sejam políticos, existam fantasias, de inúmeros universos diferentes, que provam o contrário já nas primeiras páginas.


A escritora detalha muito bem a ganância dos seres humanos mesmo durante uma guerra, com civis morrendo e perdendo suas casas. Existe uma dificuldade enorme daqueles no comando em focar no inimigo comum, eles estão mais interessados em poder, sem pensar nas consequências. Violet foi um ponto muito importante neste caso, pois mesmo sendo uma das cavaleiras de dragões mais poderosas, ela usou sua sabedoria no lugar da força e foi capaz de lidar com acordos políticos respeitando leis, e vencendo os desafios necessários.


Ao mesmo tempo em que, na vida real, o presidente da república dos Estados Unidos fecha suas fronteiras, Xaden abre as suas dentro do livro, indo contra a ordem do Rei, e recebendo refugiados de diferentes localidades. Temos um pequeno gostinho dos pensamentos dele em apenas um capítulo curto, mas fica muito claro seu sofrimento interno desde a primeira página, e ainda assim ele não deixa de lutar pelos direitos dos outros ou seguir no que acredita.


Em qualquer fantasia, dependendo da vastidão de informações que são criadas pelo escritor, é muito fácil se perder na cronologia, confundindo nomes de dragões com os de pessoas, com os de províncias e com os de comida. Não acho que a Rebecca facilitou nem um pouco, e os leitores que não estudam o universo com afinco e lêem teorias nas redes sociais — o que é o meu caso — com certeza têm uma dificuldade maior de acompanhar o que está acontecendo.


Não tenho muito o que dizer da escrita, sendo que, tirando pontos muito específicos, a história me prendeu bastante e cumpriu com sua finalidade. Há quem diga que a série poderia ser facilmente uma Fanfic pela sua estrutura e falta de superioridade. Mas para uma pessoa como eu, que cresceu consumindo textos de fãs para outros fãs, e sempre amou tudo o que leu, não senti falta de nada. Houve muitos pontos que não foram fechados, mas como ainda teremos uma continuação, o jeito é esperar para ler.


Para quem gosta de fantasia, vale muito a pena dar uma chance.





Uma mulher branca, de olhos claros, cabelos longos e de cor roxa
Sobre a autora: Rebecca Yarros é uma escritora norte-americana, se formou na Universidade de Troy, onde estudou história europeia e inglês. O primeiro livro dela, da série Empyrean, Fourth Wing, foi best-seller número um na Amazon em junho de 2023.

Comentários


Fique por dentro de todos os posts

Obrigada por se inscrever!

Compartilhe a sua opinião

Obrigada pelo envio!

© 2025 | Os Livros da Bia | Criado com Wix.com

bottom of page